domingo, 3 de julho de 2016

Atentado com carro-bomba mata 75 no Iraque; EI reivindica ataque

Bombeiros e iraquianos observam destruição deixada após explosão de carro-bomba no centro de Bagdá (Foto: Sabah Arar / AFP Photo)

Pelo menos 75 pessoas morreram e 135 ficaram feridas em um atentado com um carro-bomba realizado na madrugada deste sábado em uma área comercial do centro de Bagdá, no Iraque. O ataque foi reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Um suicida detonou o veículo que conduzia no meio de uma multidão reunida perto da sorveteria Yabar Abu al Sharbat, localizada na região de Al Karrada, informou a polícia.

A sorveteria mais popular e antiga da capital iraquiana estava muito movimentada à 1h (horário local, 19h em Brasília).

A explosão destruiu e incendiou várias lojas em Al Karrada, onde a maioria da população é xiita.

O EI assumiu a autoria do atentado em comunicado assinado e divulgado nas redes sociais, no qual garantiu que o alvo eram os xiitas. O grupo terrorista, que avaliou em 40 o número de mortos e em 80 o de feridos, advertiu que "com a permissão de Deus prosseguirão os ataques dos mujahedins contra os renegados".
Edifício danificado no local de um atentado suicida reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (Foto: Sabah Arar / AFP Photo)Edifício danificado no local de um atentado suicida reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (Foto: Sabah Arar / AFP Photo)

O primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi, foi para o local do atentado e afirmou que os terroristas "após terem sido esmagados nos campos de batalha cometem ataques com explosivos em uma tentativa desesperada".

A população não recebeu bem a visita do chefe do governo e atirou pedras no combio.

Além disso, outro carro bomba explodiu no mercado popular Shalal, situado na região de Al Shaab, no nordeste de Bagdá e de população também majoritariamente xiita. Este atentado causou a morte de um civil e feriu a cinco, além de danificar várias lojas.

O Iraque trava uma luta contra o EI desde junho de 2014, quando o grupo terrorista assumiu amplas regiões do norte e do centro do país e proclamou um califado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...